Melhoria da Eficiência Energética no Bairro Social da Coxa

Vierominho Construção e Reabilitação Notícias 01

Melhoria da Eficiência Energética no Bairro Social da Coxa

A Vierominho irá iniciar a reabilitação do Bairro da Coxa, em Bragança, constituido por 114 fogos. Esta empreitada ter início para Outubro/Novembro, a entidade adjudictante é a Câmara Municipal de Bragança. A empreitada tem um valor atribuído de 980 748,93€ +IVA e caracteriza-se da seguinte forma:

Naturalmente, até pela localização geográfica do edificado, onde os verões são muito quentes e os invernos bastante frios, impõe-se a necessidade de associar a conservação do edificado à melhoria das condições térmicas do mesmo. Tratando-se de habitação de cariz social, onde os recursos financeiros dos habitantes são normalmente mais limitados, faz todo o sentido investir em sistemas passivos e com baixo custo de exploração.

Assim, foi opção de projeto a aplicação do sistema ETICS nas fachadas, a substituição total das coberturas dos edifícios, em telha, por coberturas em chapa tipo “sandwich” com isolamento incorporado, isolamento direto na laje de esteira com lã-de-rocha de 80 mm, a substituição das caixilharias por novas em PVC com vidro duplo (6+16+4) com estores em PVC novos, bem com dotar as habitações de águas quentes sanitárias associadas a um sistema solar térmico do tipo termossifão, com reservatórios de 200 e 300 l, tratando-se de apartamentos de tipologia T2 ou T3/T4 respetivamente.

No seu total, a intervenção visa melhorar as condições de habitabilidade e salubridade das habitações, aumentando o seu conforto térmico, removendo os materiais velhos e degradados e melhoramento o aspeto exterior do edificado, prolongando o tempo a sua durabilidade.

Os trabalhos preconizados para a reabilitação do Bairro da Coxa, estão separados, em projeto, nos seguintes capítulos:

-Substituição de Caixilharias

-Envolvente Exterior Vertical

-Isolamento das Cobertura

-Produção de Águas Quentes Sanitárias