PORTUGAL 2020

Internacionalização da Vierominho
e promoção de fatores imateriais de competitividade

Designação do projeto: Internacionalização da Vierominho e promoção de fatores imateriais de competitividade

Código do projeto:

  • NORTE-02-0752-FEDER-020546
  • NORTE-06-3560-FSE-020546

Objetivo principal: Reforçar a competitividade das PME

Região de intervenção: Norte

Entidade beneficiária: VIEROMINHO II – CONSTRUÇÃO E REABILITAÇÃO, LDA.

 

Data de aprovação: 2017-02-17

Data de início: 2016-06-01

Data de conclusão: 2018-11-30

 

Custo total elegível:

  • FEDER – 391.892,75 Euros
  • FSE – 15.158,75 Euros

Apoio financeiro da União Europeia

  • FEDER – 176. 351,73 Euros
  • FSE – 10.611,13 Euros

 

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos: Conquistar competências ao nível da internacionalização investindo em novos fatores de inovação baseados no conhecimento dos mercados e na seleção das melhores práticas de relacionamento com os seus clientes.

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ANÁLISE GLOBAL DO PROJETO

A apreciação global que fazemos da implementação da nossa candidatura é positiva, na medida em que consideramos ter alcançados os principais propósitos da mesma. No que concerne ao total da despesa aprovada, dispúnhamos de 391.892,75 Euros e realizámos 325.847,74 Euros, que correspondem a uma execução de 83,15%, uma meta que consideramos importante e indicativa do sucesso do projeto. Apesar dos normais desvios e constrangimentos, sempre inevitáveis na implementação deste tipo de projetos, entendemos que a sua concretização foi conseguida sem sobressaltos, tendo havido, contudo, necessidade de estender o prazo para a sua conclusão.

Analisando os desvios mais significativos verificados, tínhamos previsto a realização de 4 Feiras internacionais e realizámos somente 2, situação que se prende com a dificuldade de organizar e gerir este tipo de eventos. Embora sejam boas montras para as empresas, nem sempre os resultados são os esperados, e, sobretudo, exigem uma logística que é difícil de gerir com o dia-a-dia dos negócios, razão pela qual optámos por não participar nas outras 2 Feiras previstas.

Ao nível das viagens de prospeção, estimámos um total de 27 e cumprimos 14, dado que consideramos este o número necessário, ao longo da implementação do projeto.

Em termos de missões empresariais, foco importante da candidatura e da nossa estratégia de conquista dos mercados externos, previmos 6 e foram realizadas 8.

Todos os demais investimentos foram levados a cabo conforme previsto, nomeadamente a contratação de 2 recursos humanos altamente qualificados, razão pela qual consideramos que esta candidatura teve uma implementação de sucesso e cumpriu os seus objetivos.